Balanço do 1° Salão de Outono da América Latina

Aconteceu no 1° Salão 1° Salão de Outono- foto_Ana Mora

A partir do 1°Salão, foi inaugurado um novo ciclo de exposições destinado à descoberta de novos talentos, aberto aos artistas de todas as nacionalidades, tendências ou correntes artísticas.

O Salão é um evento sem fins lucrativos, sem cobrança de taxas de inscrição, sem intermediários, aberto ao público. Assim como o catálogo, contemplou cada artista selecionado com uma página para a divulgação de seu trabalho.
O Salão de Outono da América Latina é uma iniciativa da Associação Cultural Salon d’Automne França-Brasil e, em sua primeira edição, contou com o apoio da Embaixada da França e Embaixada do Uruguay em Brasília; do Salon d’Automne de Paris, da Aliança Francesa de São Paulo e da Associação de Proteção dos Direitos de Autor- AUTVIS e também da Associação Profissional dos Artistas Plásticos de São Paulo- Nova APAP.

Para a nossa 1ª edição, que aconteceu na Galeria L’Oeil da Aliança Francesa de São Paulo, recebemos a candidatura de artistas oriundos de 17 países; vindos da América do Sul, Europa e Oriente Médio, restringindo às disciplinas apenas à pintura, fotografia, escultura e artes gráficas em geral, em função do espaço expositivo que nos foi cedido.
O juri, composto de artistas, curadores e críticos de arte de expressivo destaque na comunidade artística brasileira, somando a experiência do presidente do Salon d’Automne de Paris o sr. Noël Coret, após um período de inscrições abertas por três meses, selecionou 110 artistas, em sua maior parte sul-americanos, que tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos no mês de maio passado.

Foram homenageados, nesta primeira edição, os artistas brasileiros Victor Brecheret e Eliana Minillo, por suas premiações no Salon francês, bem como o artista franco-egípcio Okasha, fundador da Bienal de Arte e Cultura do Cairo, que foi criada segundo os princípios do Salon de Paris.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.