Okasha, artista homenageado no 1° Salão de Outono da América Latina, convidado de honra do 3° SOAL

Pintor, escultor e critico de arte, Abdelrazek Okasha nascido no Cairo em 1968, é fruto do encontro da civilização Europeia com a grande civilização Egípcia, em um momento chave na historia do século XX. Tendo estudado Belas Artes no Cairo e na França, Okasha participou de numerosas exposições em pelo menos 28 países; tendo sido por mais de 30 vezes convidado de honra em diversas delas. E hoje é reconhecido como um dos maiores expoentes do Expressionismo Árabe.

No ano de 2009, foi nomeado Membro do Conselho de Administração do Salon d’Automne de Paris, justamente por seu pioneirismo na aproximação das relações entre a França e o Mundo Árabe no campo das Artes Visuais e da Poesia deste nosso século.

Alem de sua trajetória artística, Okasha é o idealizador da Bienal de Arte e Literatura do Cairo- em 2009, 2011 e 2014.
Estas três edições da Bienal, realizadas em parceria com o Salon d’Automne de Paris, contribuíram para a criação de uma verdadeira passarela entre as artes visuais ocidentais a produção artística do Mundo Árabe.

Esta ponte se estendeu ao continente sul-americano em fevereiro de 2014, quando o Brasil foi convidado de honra na 3° Bienal de Arte e Literatura do Cairo, sendo os curadores do SOAL: Eliana Minillo, artista homenageada e Claude Martin Vaskou, membro do juri de premiação.
Os mesmos curadores do SOAL foram solicitados à apresentar uma pequena delegação composta por sete artistas brasileiros que participaram da mostra realizada no Egito e, também de workshops e palestras que integraram esta jornada.

Desta maneira, uma nova ponte cultural se abriu entre o Brasil e os Artistas do Mundo Árabe, que se confirma em nossa 3° edição do Salão de Outono da América Latina, pela presença de 14 artistas da Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Tunísia, entre os artistas selecionados, reafirmando o espirito dos fundadores do Salon d’Automne de Paris, à 112 anos atrás; promovendo a verdadeira Fraternidade das Artes e dos Artistas, sem qualquer descriminação.

Seja Bem Vindo Okasha !

“Acima de nossos interesses, está o princípio da liberdade que o artista, mais que nenhum outro, deve defender »
(Eugène Carrière, Presidente de Honra do Salon d’Automne, 1904)

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.